Com base na nossa materialidade, em 2020, definimos o nosso segundo ciclo de objetivos de longo prazo(7) para o desenvolvimento sustentável, em contribuição aos ODS da ONU, com objetivos para serem alcançados em 2030 e 2050. Os executivos e líderes da companhia participaram dessa construção, e os objetivos foram aprovados pelo Conselho de Administração.
Considerando a transversalidade dos temas, a urgência em endereçá-los e a necessidade de concentração de esforços, definimos focos de atuação prioritários entre os objetivos estabelecidos. São eles: combate às mudanças climáticas, eliminação de resíduos plásticos e responsabilidade social e direitos humanos. Esses objetivos participam de uma governança de acompanhamento específica, com reporte periódico ao Comitê Executivo, composto do CEO e dos vice-presidentes da companhia. Os demais objetivos são monitorados por meio do ciclo de avaliação regular de performance.
Os objetivos definidos como foco de atuação prioritários fazem parte da nossa matriz global
de riscos, sendo também acompanhados por esse fórum.
(7) O atingimento dos objetivos para o desenvolvimento sustentável divulgados pela companhia (dentro dos custos projetados e prazos esperados) também estão sujeitos a riscos que incluem, mas não estão limitados a: avanço, disponibilidade, desenvolvimento e acessibilidade da tecnologia necessária para atingir esses compromissos.
(8) Desconsidera o indicador de Segurança Hídrica, pois o ano-base está em avaliação, bem como o compromisso de Ecoeficiência Operacional, pois as ambições estão sendo definidas.
Por entender que os desafios em desenvolvimento sustentável necessitam de envolvimento mais amplo e com o intuito de viabilizar o alcance de compromissos e estratégias, trabalhamos com equipes multidisciplinares e por meio de coalizões setoriais para viabilizar novas tecnologias e apoiar na construção de políticas públicas que estejam alinhadas aos desafios do setor em que atuamos. Em 2023, participamos das discussões sobre o Acordo Global de Plásticos e aderimos a cinco movimentos do Pacto Global da ONU no Brasil, Ambição 2030: + Água, Transparência 100%, Elas Lideram 2030, Mente em Foco e Conexão Circular.
GRI 2-25
GRI 2-23
Para alinhar os nossos objetivos de longo prazo para 2030 e 2050, considerando impactos da Braskem e de sua cadeia de valor em cada um dos ODS, usamos a metodologia SDG Compass(9), que apontou o nosso impacto direto sobre 10 ODS e por meio da nossa cadeia de valor outros 5 ODS – totalizando 15 temas de atenção, todos incluídos em nossas estratégias.
(9) Guia que orienta as empresas sobre como alinhar estratégias de negócio, assim como mensurar e administrar sua contribuição, aos ODS da ONU. Produzido pelo Pacto Global da ONU, World Business Council for Sustainable Development e Global Reporting Initiative. Para mais detalhes, acesse: https://sdgcompass.org/.