Pesquisar

GRI 2-22

Caros leitores,

A sociedade vivencia hoje um cenário global desafiador. Ao mesmo passo em que enfrenta questões socioeconômicas e geopolíticas ao redor do mundo, como guerras, pressões inflacionárias, aumento do custo de vida e crises humanitárias, também está em busca de soluções para endereçar a crise climática que se materializa. Somado a isso, a indústria química e petroquímica passa por um período de menor rentabilidade, em função da entrada de novas capacidades de produção e da demanda desacelerada.

Com o olhar para essas questões e para a criação de valor no longo prazo, em 2022, aprovamos a revisão da estratégia corporativa da Braskem, que estabeleceu pilares, fundações e avenidas de crescimento com ambições e objetivos para 2030 e 2050, integrados aos princípios do desenvolvimento sustentável. No ano de 2023, o Conselho de Administração permaneceu atento à gestão da Braskem e, por meio da nossa estrutura de governança, pôde acompanhar e participar do avanço da companhia rumo a essa nova visão que manteve olhar para o futuro mesmo diante de desafios de curto prazo.

Investimentos com alto retorno

Diante do momento da indústria petroquímica, a Braskem implementou ações estruturantes para mitigar os efeitos na rentabilidade de seu negócio, buscando resiliência e higidez financeira. Com relação aos investimentos nas avenidas de crescimento, a companhia priorizou a alocação de capital naqueles cujo retorno era mais atrativo, buscando otimizá-los por meio de parcerias.

Também aprovamos o financiamento de US$ 408 milhões para a construção do terminal de importação de etano no México, que ampliará a capacidade de produção da Braskem na região. O financiamento ocorreu por meio da empresa Terminal Química Puerto México, subsidiária da Braskem Idesa, formada em conjunto da parceira Advario, empresa especializada em terminais portuários com foco em infraestrutura e logística para armazenamento de produtos líquidos a granel.

Por fim, em linha com os objetivos da avenida de crescimento em renováveis, a companhia expandiu sua estrutura de tecnologia e inovação, evoluindo na construção de mais um centro de pesquisas em soluções renováveis nos Estados Unidos. Com esse novo centro, localizado em Lexington (EUA), será possível alavancar o desenvolvimento de tecnologias em estágios iniciais, relacionadas à biotecnologia e catálise, contribuindo para o objetivo de neutralidade de carbono da Braskem.

Compromisso com as fundações

A perpetuidade e o crescimento do negócio estão aliados aos laços construídos com as partes interessadas por meio do comportamento ético, íntegro e transparente em todas as nossas decisões. Agir em conformidade com a lei e as melhores práticas de governança é primordial, e, em 2023, a Braskem continuou avançando em seu sistema de conformidade: obtivemos a manutenção do certificado ISO 37001, que avalia a adoção de práticas mitigadoras do risco de corrupção, e mantivemos a nota 9,9 na avaliação do Instituto Ethos, permanecendo acima da média do setor (6,6).

O progresso da companhia em relação às práticas de conformidade é reconhecido, pois, neste mesmo ano, a monitoria externa aplicada pela Controladoria-Geral da União foi concluída, e o nível de maturidade do sistema da Braskem foi novamente confirmado – essa era a última instância que mantinha o monitoramento na companhia. Em 2020, o Ministério Público Federal, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o órgão regulador do mercado de capitais americano, a SEC, já haviam concluído as respectivas monitorias e atestado as práticas de conformidade da Braskem.

O compromisso com a segurança das pessoas é um valor inegociável para a Braskem. Por isso, o Conselho de Administração acompanha de perto o avanço das ações da companhia em relação à subsidência do solo em Maceió. A companhia tem sido diligente e transparente em sua atuação, cumprindo rigorosamente os acordos estabelecidos com as autoridades e prestando contas às partes interessadas. Diante da subida abrubta à superfície de uma das cavidades monitoradas em área de resguardo desocupada, a Braskem demonstrou consistência em sua atuação, reforçando os seus compromissos com a região.

Crescimento sustentável

Ao longo dos últimos anos, temos participado ativamente da construção da estratégia da Braskem e de seus avanços rumo ao crescimento sustentável. Os investimentos aprovados já demonstram seus primeiros resultados: em 2023, a companhia consolidou a sua participação na Wise Plásticos, o que contribuiu para o aumento das vendas do negócio de reciclados, atingindo crescimento de 25% em relação ao ano anterior. Com relação à inovação, a empresa de corporate venture da Braskem, a Oxygea, já avaliou mais de 500 potenciais investimentos e já possui múltiplas startups.

O negócio de renováveis avança com diversas iniciativas no portfólio. Entre elas, a recém-criada BraskemSiam, joint venture em parceria com a SCG Chemicals para a expansão da produção de eteno verde na Tailândia. A Sustainea, joint venture em parceria com a Sojitz, também apresentou progresso: em 2023, a primeira garrafa de bioPET foi produzida e aprovada em testes regulatórios.

Adicionalmente, a gestão da companhia mostrou-se resiliente no ano, tomando decisões de curto prazo em equilíbrio com a criação de valor no longo prazo. Assim, ao fim do ano, a companhia encerrou a sua posição de caixa de US$ 3,6 bilhões e com perfil alongado de dívida.

A companhia segue comprometida com a integração do desenvolvimento sustentável em sua estratégia, buscando endereçar os impactos de sua atuação por meio de processos, decisões e investimentos economicamente viáveis, que capturam oportunidades e mitigam riscos. Com isso, a Braskem se mantém focada na perpetuidade do negócio e na busca pela geração de impactos positivos para todas as partes interessadas.

José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha

Presidente do Conselho de Administração

Pular para o conteúdo