Materialidade
GRI 2-29, GRI 3-1, GRI 3-2
A matriz de materialidade é uma ferramenta fundamental para orientar a nossa jornada. Tal matriz indica os temas mais relevantes para a atuação da Braskem com relação ao desenvolvimento sustentável. Revisada a cada cinco anos, é a base de construção dos nossos objetivos de longo prazo, tendo a sua última atualização ocorrida em 2022.
Nesse processo, selecionamos e reavaliamos temas nas dimensões ambiental, social, econômica e de governança e usamos referências externas (GRI(3), SASB(4), WBCSD(5), ODS-ONU(6), entre outras) para entender impactos negativos e positivos do nosso modelo de negócio. Para isso, consultamos as nossas partes interessadas internas e externas, avaliamos os riscos corporativos e as oportunidades associados aos temas, analisamos compromissos globais e setoriais, além de realizar benchmarking com empresas do setor.
Com base nisso, foi feita uma priorização, validada pela administração da companhia, incluindo o Conselho de Administração, resultando em 21 temas materiais para a Braskem e as suas partes interessadas.
(3) Global Reporting Initiative.
(4) Sustainability Accounting Standards Board.
(5) World Business Council for Sustainable Development.
(6) Objetivos de Desenvolvimento Saustentável das Nações Unidas.
Os temas materiais da Braskem foram selecionados e analisados com base no conceito de dupla materialidade, que avalia o impacto social e ambiental para o público externo (incluído eixo y da matriz) e o impacto financeiro para o negócio (incluído eixo x da matriz).
Com o objetivo de atualizar a matriz de materialidade anualmente e responder de forma ágil às transformações no ambiente de negócios, em 2023, estabelecemos um processo-piloto para identificação de tendências e questões controversas. O processo é alimentado por uma ferramenta de monitoramento de informações públicas e pelo conhecimento interno de nossas equipes. Por meio dele, será possível identificar alterações nos temas materiais atuais ou novos temas.
GRI 3-2
Os temas materiais são classificados por meio de duas dinâmicas: a de criação e a de proteção de valor.